20090713

Kamen Rider (仮面ライダー)


Todos as pessoas crêem ter tido uma infância legal, brincando nas ruas, jogando bete com os amigos, mas não eu. Minha infância foi relativamente complexa, e eu assistia Kamen Rider (por isso eu creio ser mais inteligente e com a mente mais complexa que as dos demais). E não aquela coisa pífia e ridícula americanizada que hoje passa nas manhãs horríveis do canal mais horrível de todos no país, Rede Globo (Rede Fodo). Kamen Rider é uma obra prima antiga, como não sabe a maioria. Sua primeira franquia foi ao ar no japão em 1971.No Brasil, essa série é destaque dentre os tokusatsus (live-actions japoneses, tais como Jaspion e Jiraya) por motivo de um Kamen Rider em especial, o obscuro Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK, no original). Eis que essa série exibida no Japão entre 1987 e 1988 foi ao ar no Brasil pela extinta rede Manchete a partir de 1991, sendo um sucesso avassalador dentre os jovens e crianças de todo o Brasil (Se você nunca viu, eu temo por sua infância). BLACK foi então sucedido por BLACK RX, uma continuação um tanto quanto peculiar da série e que, na minha opinião, acabou com todo o caráter DARK do black original.Depois de Black, surgiram apenas alguns kamen riders até em meados de 1994, quando as séries deixariam de serem porduzidas por certo tempo. No ano de 2000, então, as séries voltam com força total em Kamen Rider Kuuga, dando origem à nova franquia de Kamen Riders, conhecida como era Heisei (A era dos kamen riders anteriores era conhecida como Showa. Ambos os nomes foram dados de acordo com os nomes dos imperadores japoneses das duas épocas).O atual Kamen Rider é DECADE, que faz referência à todas as séries anteriores da era Heisei, possuindo ele as habilidades e transformações de todos os Riders anteriores. O próximo Kamen Rider (já reveleado pela imprensa) será então, Kamen Rider Double e começará a ser exibido no Japão em meados de agosto/setembro.Kamen Rider pode ser por muitos considerado uma cultura infeliz, mas para quem teve uma infância recheada de televisão e sonhos, é praticamente uma obra de arte com uma pitada de humor japonês e às vezes, até obscurantismo e drama (na minha opinião, os riders que possuem essas duas últimas qualidades são os que mais valem à pena de serem assistidos).


Aqui vai a grande, porém não enorme lista de Kamen Riders já exibidos:
->Era Showa: Kamen Rider, Kamen Rider v3, Kamen Rider X, Kamen Rider Amazon, Kamen Rider Stronger, Skyrider, Kamen Rider Super-1, Kamen Rider ZX, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Kamen Rider Shin, Kamen Rider ZO, Kamen Rider J. Os três aparecem somente em longa-metragens.

->Era Heisei: Kamen Rider Kuuga, Kamen Rider Agito, Kamen Rider Ryuki, Kamen Rider 555 (Faiz), Kamen Rider Blade, Kamen Rider Hibiki, Kamen Rider Kabuto, Kamen Rider Den-O, Kamen Rider Kiva, Kamen Rider Decade, Kamen Rider Double.

Comentários:Os meus dois Riders favoritos em cada era estão sublinhados. Em face da era showa, posso dizer que em verdade, apesar de não ter visto todos na íntegra, eu recomendaria somente BLACK. Na era Heisei no entanto, alguns Riders a mais fazem o meu gênero. São eles: Agito, Blade, Kabuto e Decade, que ainda está no ar e vem se mostrando não muito decepcionante (vide imagem). E por fim vale lembrar que o que vocês assistem na rede FODO é um remake americanizado de Kamen Rider Ryuki com o grosseiro nome de Kamen Rider Dragon Knight.


Nenhum comentário:

Postar um comentário